Guia para implementar o treinamento online na sua empresa
Você já reparou como os cursos online estão sendo cada vez mais procurados?
Seja para realizar uma graduação, se especializar em determinada área ou adquirir um novo conhecimento, muitas pessoas têm recorrido à educação a distância para alcançar seus objetivos.
Dentro do mercado de trabalho não seria diferente.
As empresas estão aproveitando as vantagens do ambiente virtual para investir em treinamentos online, aperfeiçoar as equipes e melhorar os seus resultados.
Tanto as grandes empresas quanto os pequenos negócios podem se beneficiar dessa modalidade, basta saber exatamente como aplicá-la dentro de seu negócio.
Para descobrir como o treinamento online pode ser usado em sua empresa, continue lendo o texto de hoje. Vamos explicar tudo sobre esse assunto!
A importância do treinamento online
Antes de aprender o passo a passo para a criação de um treinamento online, é fundamental compreender a importância de oferecer capacitações constantes para seus colaboradores.
Investir nas pessoas que trabalham com você aumenta as chances de seu negócio atingir os objetivos, além de favorecer o crescimento pessoal dos colaboradores e mantê-los engajados e motivados para a realização de suas atividades.
Um empreendedor que ignora o treinamento de seus funcionários perde a chance de alinhá-los às estratégias organizacionais e aumentar o desempenho individual, o que gera benefícios tanto para o colaborador quanto para a empresa.
Agora que você já sabe a importância de investir em treinamento online, está na hora de aprender como implementá-lo.
Verifique as necessidades de sua empresa
Para que um treinamento seja realmente útil e eficiente, é necessário que ele atenda às necessidades da empresa e de seus colaboradores.
De que adianta criar um treinamento online incrível, se ele não agrega nenhum valor para os funcionários, nem se encaixa no planejamento estratégico de sua empresa?
É por isso que o primeiro passo para criar um treinamento online deve ser a avaliação das necessidades de seu empreendimento, para que você identifique as competências e habilidades que precisam ser trabalhadas nas equipes que estão com você.
Defina seu público
Antes de elaborar o treinamento online, você deve definir, ainda, para quem ele será direcionado.
Seu treinamento será para novos funcionários? Ou será disponibilizado para aperfeiçoar e atualizar o conhecimento dos atuais colaboradores?
Se seu empreendimento tiver vários ramos de atuação, defina ainda quais áreas serão beneficiadas por aquele treinamento, para conseguir elaborar o material de forma assertiva e atrativa para os alunos.
Outros dados como média de idade e interesses do grupo também devem ser levados em consideração, já que todos estes fatores influenciam na linguagem e no tom que será dado à comunicação.
Escolha o formato
O treinamento online pode ser disponibilizado através de videoaulas, e-books, jogos interativos e transmissões ao vivo, por exemplo. São diversos formatos que podem ser escolhidos de acordo com seu objetivo.
Sabemos, no entanto, que o conteúdo em vídeo tem sido um dos mais consumidos devido à sua praticidade. Isso tem feito as empresas investirem bastante nesse formato para garantir o engajamento dos funcionários.
Se a ideia é transformar o aprendizado em algo dinâmico e interessante, esqueça materiais com textos muito longos e cansativos.
Não dá para reclamar que os funcionários não estão se adaptando aos treinamentos se você está oferecendo opções pouco atrativas, certo?
Elabore o roteiro
Você já definiu o público que vai acessar o seu treinamento e o formato ideal, agora é hora de elaborar o roteiro.
Essa etapa é importante mesmo para quem tem domínio do conteúdo que será compartilhado. Sem o roteiro, você corre o risco de esquecer informações importantes ou não conseguir transmitir a mensagem de forma clara e objetiva.
Dividir o treinamento por etapas é fundamental para que os colaboradores compreendam a lógica sequencial do conteúdo e absorvam o máximo de conhecimento.
Pense nas informações mais importantes, nos dados que você não pode deixar de compartilhar e anote tudo o que for essencial para a elaboração de seu treinamento online.
Providencie os equipamentos necessários
Se você optou por fazer um treinamento em vídeo, vai precisar de câmera, microfone e um ambiente iluminado.
Para que os colaboradores tenham uma boa experiência e realmente se interessem pelo que está sendo compartilhado, é fundamental que os vídeos tenham alta qualidade e sejam facilmente compreensíveis.
Não se preocupe se você não tiver condições de investir em equipamentos profissionais. Muitos smartphones têm câmeras que gravam em HD e podem ser a solução para seu treinamento.
Edite o material
Para deixar seu treinamento online com aspecto profissional e adicionar efeitos, cortes e outros elementos, será necessário editar o conteúdo.
Existem vários programas de edição de vídeos disponíveis online que podem ser usados, como o iMovie, Windows Movie Maker e o Shotcut. A maioria é de uso intuitivo e oferece várias ferramentas gratuitas que vão deixar seu material pronto para ser usado.
Preocupe-se em deixar o áudio sem distorções, pois interferências, ruídos e sons baixos prejudicam a experiência dos usuários e podem afetar os resultados do treinamento.
Escolha uma plataforma para cursos online
O treinamento está pronto, agora, basta escolher o local ideal para hospedá-lo.
Apesar do YouTube ser uma rede social mundialmente conhecida e de fácil acesso, é mais indicado investir em uma plataforma própria para cursos online.
Esses serviços oferecem ferramentas que facilitam tanto a experiência de quem hospeda os vídeos quanto dos usuários.
São disponibilizados recursos variados que possibilitam a interação entre professor e aluno e tornam o aprendizado mais dinâmico, simples e acessível.
É importante verificar alguns detalhes antes de fazer sua escolha:
- Se a plataforma é responsiva, ou seja, se adapta a diferentes dispositivos móveis;
- O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) tem as funcionalidades necessárias para a realização de seu treinamento, tais como fóruns de discussão, espaços para troca de informações, publicação de textos, slides, suporte para dúvidas, entre outros;
- Se você pode personalizar o conteúdo para que ele seja atrativo para os colaboradores e ofereça uma experiência positiva.
Por que fazer um treinamento online para sua empresa?
Não é à toa que um número cada vez maior de pessoas está preferindo investir em treinamentos online para seus negócios.
Substituir capacitações presenciais pelo modelo a distância pode ser vantajoso tanto para os colaboradores quanto para a empresa, e é exatamente sobre essas vantagens que vamos falar agora.
1. Tem um custo baixo
Um treinamento online não exige grandes investimentos financeiros para ser realizado. Como vimos anteriormente, com instrumentos acessíveis já é possível criar aulas completas e de qualidade.
No entanto, mesmo que você resolva investir em uma plataforma mais cara, comprar câmera e microfone profissionais ou usar quaisquer outros elementos que tenham um custo elevado, na hora de oferecer o treinamento não será necessário gastar mais dinheiro.
Para treinar presencialmente é muito comum as empresas contratarem instrutores, telões, projetores, espaços físicos, coffee breaks, entre outros detalhes que encarecem bastante todo o processo.
Com a versão online, você evita esses gastos sem prejudicar o aprendizado de seus funcionários.
2. Não precisa de deslocamento
Quando você elabora um treinamento presencial para sua equipe, precisa se preocupar em como fazer o deslocamento de todos os funcionários para o mesmo local, ao mesmo tempo.
A não ser que sua empresa tenha bastante espaço disponível, pode ser necessário recorrer a ambientes terceirizados que tenham auditórios ou salas de reuniões, por exemplo.
Já o treinamento online dispensa o deslocamento, pois pode ser realizado no próprio espaço de trabalho, individualmente.
3. Pode ser realizado a qualquer momento
Para treinar os funcionários presencialmente é necessário estipular previamente datas e horários fixos, para que todos os participantes se organizem e estejam presentes.
Em empresas com um número elevado de funcionários, principalmente, isso pode se tornar extremamente complicado e difícil de manejar.
Em contrapartida, o treinamento online pode ficar disponível continuamente, para que o colaborador acesse no horário que preferir.
É melhor que o funcionário use aquele momento do dia em que está mais tranquilo para fazer o treinamento do que tenha que parar ou adiar atividades importantes para estar presente no momento estabelecido, não é mesmo?
Além disso, posteriormente, o colaborador pode se deparar com uma situação no trabalho e precisar de alguma informação de suas aulas. Com todo o conteúdo online, ele pode acessá-lo a qualquer momento, relembrar o necessário e colocar em prática.
4. Permite o controle e interação com o usuário
Ao disponibilizar suas aulas em uma plataforma online, será possível visualizar as pessoas que estão assistindo aos conteúdos e os horários mais acessados.
Essas informações podem ajudar na elaboração dos próximos treinamentos e no aperfeiçoamento das aulas já existentes.
Além disso, o ambiente virtual permite que os colaboradores interajam, deixem suas dúvidas, comentários e sugestões.
No treinamento presencial isso também é possível, contudo, nem sempre sobra tempo para ouvir todos os participantes e compreender as dificuldades e interesses de cada um.
Virtualmente é possível, ainda, disponibilizar testes, provas e exames para garantir a assimilação do conteúdo ou recompensar as pessoas conforme elas avançarem no treinamento. Essa estratégia ajuda no engajamento e torna a atividade mais motivadora para os alunos.
5. Pode ser diversificado
Como dissemos anteriormente, seu treinamento online pode ser feito em diversos formatos. O fato de ser construído e disponibilizado no ambiente virtual permite o uso de abordagens inovadoras e interativas, que nem sempre são possíveis no treinamento convencional.
Se você investiu em um treinamento por videoaulas, por exemplo, pode fazer uma transmissão ao vivo esporadicamente, para atrair os funcionários e diversificar as aulas.
Outra ideia interessante é entrevistar consultores e especialistas em um assunto para que eles compartilhem seus conhecimentos e experiências com as pessoas de sua empresa.
Você pode, ainda, oferecer e-books com informações mais completas sobre determinado tema, para que o colaborador possa acessá-los em momentos de dúvidas, seja do celular, tablet ou computador.
6. Garante o desenvolvimento constante dos funcionários
Existem diversas vantagens do treinamento online. Possibilidade de criar várias aulas diversificadas, acessadas conforme surgirem as necessidades de cada empresa.
Você pode mapear as habilidades que um colaborador precisa ter para executar as diversas atividades de seu negócio e elaborar treinamentos específicos para cada uma delas. Assim, o funcionário poderá acessá-los quando se deparar com alguma dificuldade ou necessidade de aprimorar determinado conhecimento.
No treinamento convencional, isso não é possível, já que é necessário elaborar cada etapa com antecedência, para que sejam definidos detalhes como data, horário, espaço, palestrante, entre outros fatores.
Lembre-se que é importante que os funcionários percebam que a empresa se importa com seu crescimento individual e colabora para isso fornecendo as ferramentas necessárias para a realização e aperfeiçoamento de seu trabalho.
Valorizar o colaborador e oferecer boas oportunidades de aprendizagem ajuda a diminuir a rotatividade na empresa e, consequentemente, a reduzir os custos com novos processos externos de recrutamento e seleção de pessoas.
Pronto para implementar o treinamento online?
Desta forma, se você chegou até aqui, entendeu como o treinamento online é uma ótima opção para as empresas, de forma que ele é acessível, flexível e interativo.
Implementar essa estratégia em seu negócio pode ser o caminho certo para aumentar a produtividade, melhorar o desempenho dos funcionários e atingir resultados cada vez mais expressivos.
Outra opção é usar seu conhecimento para fazer um treinamento online e vender para outras empresas e empreendedores. Basta ter algo realmente valioso e interessante para ensinar. Utilize este guia para implementar o treinamento online na sua empresa sempre!
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