4 passos infalíveis para criar apresentações impactantes para sua convenção
Depois de perceber a importância de gerar uma boa experiência na sua audiência, é preciso pensar em uma comunicação estratégica para fazer isso acontecer. A apresentação é uma parte importante de uma convenção. Para garantir que a mensagem principal seja captada, nada melhor do que relacionar a apresentação ao cotidiano da empresa.
Neste momento vale fazer metáforas e analogias ligadas às atividades do funcionário – criar uma narrativa ao redor da história facilita o entendimento e aproxima o conteúdo da realidade.
Pensando nisso, como você tem se preparado para cativar a audiência e garantir que seu recado seja dado no momento da apresentação?
Aqui reunimos 4 passos para desenvolver uma comunicação estratégica e fazer com que esse momento tenha um impacto positivo e não se torne a parte mais chata da sua convenção.
Conversamos com profissionais que organizaram convenções no estado da arte e revelam aqui o que fizeram para obter ótimos resultados. Aproveite!
1- Conheça o seu público e defina um tema central
Saber com quem está falando é a regra número zero. Quando se conhece a sua audiência, fica muito mais fácil pensar em como transmitir esse conteúdo de uma forma que seja facilmente captado.
Em uma convenção, a empresa tem uma mensagem principal que precisa ser transmitida.
Podem ter vários objetivos, que vão desde um novo produto a ser lançado, uma apresentação de resultados ou uma confraternização de equipe, portanto, sempre há uma ideia a comunicar.
Ainda que cada apresentação tenha a sua mensagem, elas sempre devem estar interligadas com o tema central do evento.
A proposta é mostrar os resultados anuais? Pense que vale a pena fazer o participante mergulhar no universo da empresa e se sentir realmente parte do evento, imerso numa grande experiência.
Vale ressaltar a importância que a sequência de apresentações deva precisar de uma conexão.
“O propósito da convenção é entregar o objetivo aos participantes, e só gerando uma boa experiência que eles vão captar da melhor forma esses ideais. Pense como o seu público.”
Paula Sotille – Libbs Farmacêutica
2- Crie uma identidade visual
Essa conexão entre os discursos deve aparecer também na identidade visual. Todos os detalhes da convenção devem conversar entre si.
Primeiro: local. Segundo: decoração. Terceiro: traje do apresentador. Quarto: visual da apresentação. Todos esses quatro pontos devem apresentar uma conexão do tema central da convenção.
Uma convenção que tem como tema central a magia, pode organizar suas apresentações com referências sobre um produto que remeta a esse tema.
3- Traga o universo da plateia para a apresentação
É mais fácil engajar as pessoas quando elas se identificam com o conteúdo. Apresente uma história com enredo, personagens e situações reais que conectem seus colaboradores com a temática. Pense que sua apresentação deve se destacar, e o conteúdo tem de marcar a plateia. Nada melhor do que tocar na emoção para conquistar um espaço na memória, certo?
Encaixar um tema com a realidade do negócio de uma forma lúdica, é a melhor forma de passar um conteúdo que perdure durante o ano”.
Anna Salles – GSK
Vale também apelar para a emoção, despertar sentimentos, como o orgulho de fazer parte da empresa, e mostrar ao colaborador que ele é importante para a empresa é uma forma de estimular o engajamento.
“Comunicação é impacto. Se você conectar o conteúdo com uma emoção e um sentimento, ele vira uma experiência e ficará marcado e registrado para a audiência.”
Marcela Von Zuben – Comunicação empresarial da Corteva
4- Call to action
Para finalizar, convide os participantes a fazer algo com o que foi transmitido na apresentação, e tenha a certeza que a mensagem não vai se perder.
Afinal, a sua convenção foi organizada para passar a mensagem e é bom garantir que os colaboradores lembrarão o que deve ser feito após o evento.
Com essas dicas, você está muito mais preparado para criar apresentações no estado da arte e proporcionar uma boa experiência aos seus colaboradores. Se quiser contar com a gente nesse processo, é só entrar em contato pelo contato@prontoppt.com.br !